Como o INCC influencia no valor do seu imóvel

Se você está procurando um imóvel para comprar ou alugar, já deve estar ouvindo falar sobre o tal do índice INCC, certo?

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Apesar de parecer ser algo muito preocupante, ele na verdade é bem simples. Vem comigo que irei explicar de forma bem simples o que é, como funciona e o motivo de influenciar nos valores dos imóveis.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é um indicador muito importante para aqueles que desejam comprar ou alugar um imóvel. O INCC é uma medida que calcula a variação dos custos da construção civil, e é utilizado como base para compra de imóveis e de financiamentos imobiliários.

O que é INCC?

O INCC, Índice Nacional de Custo de Construção, é um dos principais indicadores utilizados para medir a variação dos custos da construção civil no Brasil. Ele é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e reflete o preço dos materiais de construção, mão de obra, equipamentos e outros insumos. Integrando o Índice Geral de Preços (IGP).

A finalidade do INCC

O INCC tem um grande impacto no mercado imobiliário, tanto para quem deseja alugar quanto para quem pretende comprar um imóvel. Isso porque, muitas vezes, os contratos de compra e venda de imóveis utilizam o índice como base para reajustes de valores.

Já na compra de imóveis, o INCC pode ser utilizado para calcular o valor das parcelas de financiamento imobiliário. Como os preços dos materiais e da mão de obra tendem a aumentar ao longo do tempo, é comum que as parcelas também sejam reajustadas de acordo com o índice INCC.

Por isso, é muito importante que os consumidores estejam cientes da existência do índice INCC e saibam como ele pode afetar o valor da compra de um imóvel.

É fundamental que, antes de fechar um contrato seja verificado se os valores do financiamento do imóvel ou da compra e suas parcelas seja fixos ou variar de acordo com o índice, pois sendo assim, a parcela não terá um valor fixo específico.

É importante entender que, embora seja uma variável que está fora do controle do consumidor, ela pode influenciar significativamente em suas finanças.

Além disso, é fundamental que os consumidores estejam atentos às cláusulas dos contratos de compra, venda e financiamento que preveem o reajuste pelo INCC. É importante entender como funciona o cálculo e quais são as possibilidades de negociação com o proprietário do imóvel ou com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

Para quem está pensando em comprar um imóvel, o índice INCC também pode ser uma informação importante para a tomada de decisão. Isso porque, ao entender como ele funciona e como pode impactar no valor das parcelas do financiamento, o consumidor pode avaliar melhor a sua capacidade de pagamento e fazer uma escolha mais consciente.

Características do índice e como calcular

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) libera mensalmente a variação dos índices ao obtê-los através de orçamentos analíticos de companhias de engenharia civil, considerando custos estruturais, instalações e acabamentos, além da mão de obra e serviços. Para chegarem a um resultado é preciso fazer uma média ponderada dos preços fornecidos em algumas capitais brasileiras em relação aos custos de insumos, mão de obra, serviços, tecnologia e equipamentos, por exemplo.

Tipos de INCC

Existem três tipos de INCC: M, 10 e o DI. E apesar de terem a mesma finalidade, há algumas diferenças que devem ser conhecidas.

INCC – M

O Índice Nacional de Custo de Construção – Mercado tem a finalidade de mostrar a evolução dos custos da construção civil entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência. Ele compõe os 10% do IGP-M.

INCC-10

Também mostra a evolução dos custos na construção civil, porém o seu período de referência é calculado entre o dia 11 do mês anterior e o 10 do mês de referência. Além de compor 10% do Índice Geral de Preços -10 (IGP-10).

INCC-DI

É o Índice Nacional de Custo de Construção — Disponibilidade Interna, sendo responsável por mostrar a alteração dos custos na construção civil no primeiro ao último dia do mês de referência. Integrando integra 10% do Índice Geral de Preços — Disponibilidade Interna (IGP-DI).

Apesar de parecem iguais, eles se diferem pelo seu período de referência. Sendo uma parte de extrema importância para a análise da aquisição de sua moradia a longo prazo.

Impactos do INCC nas parcelas do financiamento imobiliário

O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) é um índice que mede a variação dos custos de materiais e mão de obra na construção civil. Esse índice é utilizado como referência para o reajuste das parcelas do financiamento imobiliário durante a construção do imóvel. Dessa forma, os impactos do INCC nas parcelas do financiamento imobiliário podem ser significativos.

Durante a construção do imóvel, as parcelas do financiamento são pagas de forma progressiva, de acordo com o andamento das obras. Assim, o valor das parcelas é atualizado mensalmente de acordo com a variação do INCC. Caso haja um aumento no índice, o valor das parcelas também será ajustado para cima, o que pode gerar um impacto financeiro significativo para o comprador do imóvel.

Esse impacto pode ser ainda mais significativo em períodos de alta inflação ou de escassez de materiais e mão de obra na construção civil, pois nesses casos o INCC tende a aumentar mais rapidamente. Lembrando que esta prática é comum no mercado imobiliário e, também, previsto em contrato.

Além disso, é importante lembrar que as parcelas reajustadas pelo INCC só serão quitadas integralmente no final da construção do imóvel, quando ocorre a entrega das chaves.