Qual a importância de um banco de dados para a sua empresa? 

Em um mundo onde a informação é a protagonista, os bancos de dados são grandes diferenciais para as empresas. 

Em um mercado altamente competitivo guiado pelo avanço da tecnologia, a informação ganhou um papel de destaque, passando a ocupar uma posição central no mundo dos negócios. Por isso, construir um banco de dados é um diferencial que permite à empresa automatizar processos, prever demandas, controlar melhor os estoques e as ações de vendas e reduzir custos.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Nesse artigo vamos falar o que é o banco de dados, sua importância, como escolher o melhor sistema e como construir o banco de dados da sua empresa. 

O que é um banco de dados? 

Esse parece um questionamento desnecessário, já que, o próprio nome revela a resposta. Provavelmente, você deve estar pensando: “banco de dados é um conjunto de dados, que podem ser armazenados em uma planilha de excel, por exemplo”. Mas…será que é só isso?  

Um banco de dados é uma coleção de dados coletados nos processos comerciais e internos, nas redes sociais, website, no controle de fornecedores, atendimento e quaisquer outras fontes de operação da empresa. Essas informações devem ser reunidas de forma organizada, consistente, protegida e acessível de forma simples e prática. 

Quando tratados e analisados, os registros se transformam em informações. É aí que entra o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). 

Como funciona o SGBD

Todo e qualquer banco de dados não vem pronto, ele precisa ser conquistado. Por outro lado, todos os registros devidamente guardados em sistemas e canais, constituem um dos patrimônios mais importantes do negócio. Por isso, um e-mail, comentários em redes sociais, ligações, registros do call center, tudo deve ser registrado.

Entretanto, agrupar e analisar esses dados exige um tratamento específico. Por isso, o sistema de gerenciamento é organizado da seguinte forma: dados, softwares, hardwares e usuários. Dessa forma, é possível trazer aplicabilidade e funcionalidade para os usuários. 

Tipos de bancos de dados 

Os bancos de dados são capazes de atender a praticamente qualquer forma de aplicação, exatamente por isso, não existe um único tipo. O padrão mais comum é o relacional, muito utilizado em sistemas de ERP (gestão de empresas), CRM (relacionamento com o cliente), controle financeiro, dentre outras áreas. Nessa tipificação, os dados são estruturados em tabelas onde linhas e colunas podem se relacionar, permitindo a criação de relações valiosas para a tomada de decisão.  

Uma loja pode utilizar bancos de dados relacionais para comparar informações sobre o volume de vendas na loja física com o tempo de veiculação de uma campanha de mídia paga no Instagram. Assim, o cruzamento das informações possibilita aos gestores ter um panorama do impacto nos resultados, gerando insights valiosos. 

Outro tipo de banco de dados é o não relacional. Esse formato não é tão versátil para análises comparativas quanto o anterior, mas também é importante. Seus formatos menos convencionais, permitem avaliações de dados que não podem ser completamente organizados em tabelas, como serviços de armazenamento de imagens, a exemplo do Instagram. 

Importância do banco de dados no ambiente corporativo

Construir um banco de dados para a sua empresa é uma sábia decisão. Quando tratados e analisados, eles se transformam em informações que servem de base para a tomada de decisões. 

Se você resolver fazer uma campanha para atrair novos clientes, por exemplo, você espera alcançar um resultado significativo, já que está investindo um valor considerável. Nesse momento, o banco de dados é fundamental para que se possa compreender as tendências de comportamento do seu público, direcionando ações mais assertivas. Com essas informações, sua equipe também é capaz de personalizar os atendimentos e gerenciar melhor estoques e vendas

Além disso, os bancos de dados permitem planejar pagamentos e identificar tendências de mercado. Eles também facilitam o acesso a qualquer dado da empresa, atualizações e melhorias das informações, e possibilitam análises e comparações entre os dados.  

Como escolher o melhor banco de dados 

Escolher a melhor solução SGBD exige uma análise das necessidades da empresa, o estabelecimento de um orçamento e do potencial de crescimento. Outro ponto a ser analisado é a forma de uso. As soluções transacionais são utilizadas em atividades rotineiras da empresa, que não demandam grande volume de dados e registros por tempo prolongado. Já as analíticas são indicadas para a manipulação dos registros com o objetivo de criar relatórios de análise que exigem cruzamentos de informações complexos e estratégicos e armazenamento por tempo prolongado. 

Não esqueça de avaliar se a solução utiliza a linguagem padrão do mercado, sua capacidade de expandir os seus registros e processamento, e as barreiras de segurança. 

Como construir um banco de dados eficiente

Os dados só se transformam em algo valioso quando podem ser facilmente interpretados. Por isso, o primeiro passo é definir quais informações são relevantes para o seu negócio, para isso estabeleça indicadores. Assim, você será capaz de traçar uma linguagem comum para que as informações possam interagir entre si.  

O segundo momento é organizar os dados. Procure categorizá-los em grupos relacionáveis para que eles fiquem bem organizados e possam ser acessados facilmente. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla de como cada setor está se portando.   

Padronizar os dados é outro passo fundamental. Após estabelecida, a padronização deve ser seguida por todos os usuários do banco de dados, para evitar informações equivocadas e mensagens de erro. Porém, não esqueça que para a construção de um banco de dados eficiente é necessário contar com ajuda, seja de uma profissional especializado, o chamado administrador de banco de dados (DBA), ou de uma empresa que atue no ramo. 

Uma padronização eficaz, uma linguagem única e bem estabelecida, uma gestão organizada e um SGBD adequado possibilitam que você compreenda todo o funcionamento do seu negócio e entenda com clareza onde ele está e aonde quer chegar.  

Milhares de dados são gerados a todo momento tanto no ambiente interno, quanto externo de uma empresa, e eles devem ser tratados como um patrimônio. Por isso, a escolha de uma banco de dados deve ser uma prioridade. Quando bem organizados, os dados trazem insights importantes para a gestão da organização. 

A importância do banco de dados e o seu crescimento exponencial são indiscutíveis. O crescimento é tão impactante, que a análise de todos esses dados pode ser considerada algo complexo, porém indiscutivelmente necessário. Nesse momento, entram em cena todos os desafios e oportunidades que a tecnologia pode trazer a sua empresa. Atente-se a eles, e esteja sempre um passo a frente.