Como o vazamento de dados pode prejudicar financeiramente a sua empresa

Por mais simples que possa parecer, um vazamento de dados traz inúmeras consequências para as empresas, incluindo financeira, independente do tamanho dela. E, muitas vezes, para uma pequena empresa, a perda pode ser ainda maior. em vista que um vazamento de dados pode ser responsável pela perda da credibilidade da marca, perda financeira e fechamento da empresa.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

As consequências são muitas e, por isso, é preciso definir medidas de segurança como segurança cibernética, consultar um DPO as a Service para adequar sua empresa às normas da LGPD.

O que é um vazamento de dados

Vazamento de dados é quando os dados confidenciais de uma pessoa ou organização são acessados de forma indevida, divulgados publicamente e/ou repassado a terceiros.

Impacto de um vazamento de dados na empresa

Quando se fala em vazamento de dados, a primeira coisa em nossa mente é: apenas uma grande empresa realmente sofrerá alguma consequência ou impacto. Mas, infelizmente ou felizmente, está enganado. As organizações que mais sofrem em situações assim são as pequenas empresas!

Empresas com menos de 500 funcionários relataram, custos em torno de USD 2,74 milhões e as empresas com funcionários superior a 500, o custo foi um pouco menor, USD 2,65 milhões. Essa diferença demonstra o quanto uma pequena e média empresa pode sofrer financeiramente com um vazamento de dados.

Além da perda financeira, empresas que sofrem com esse tipo de situação acabam perdendo a confiança do seu público, afinal quando uma organização não oferece segurança para os dados dos seus clientes, torna-se mais difícil reconquistar a confiança perdida e o investimento financeiro acaba sendo maior.

E um dos principais motivos para as pequenas empresas acabarem se tornando um alvo mais fácil, é que, muitas vezes, elas não se enxergam como potenciais alvos, além de possuírem poucos investimentos em segurança cibernética. Essas ações acabam aumentando a probabilidade de um vazamento de dados.

E como os vazamentos costumam acontecer?

A grande maioria é devido a ataques maliciosos com vírus e afins, mas outras são devido a erro humano ou de sistema. Erros que podem ser evitados com alguns cuidados.

Dicas para evitar vazamento de dados

Melhorar a segurança cibernética não é uma tarefa difícil, mas é preciso ter a dedicação dos funcionários, especialmente para aqueles que trabalham com informações mais delicadas.

Treine os seus funcionários

Da mesma forma como a tecnologia avança continuamente todos os dias, os malwares, spam, phishing, vírus e ataques virtuais também. E para evitar que algo assim aconteça é necessário que a empresa invista uma conscientização de segurança.

Educar sobre formas para evitar os vírus em e-mails, pois eles são um grande vetor de ameaças. Por isso, nunca clique em links desconhecidos ou abra e-mails de remetentes que desconhece.

Incentivo na criação de senhas fortes com letras, maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Afinal, vazamentos acontecem devido ao uso de senhas fracas.

Conscientização de segurança

A sua empresa também deve investir em conscientização de segurança (ou security awareness). Ter funcionários treinados e que conhecem os golpes e ataques mais comuns pode reduzir as chances da sua empresa ser invadida por hackers ou sofrer uma violação de dados.

Envie dicas de segurança e proteção para o seu time, promova treinamentos e, se necessário, adote uma solução de conscientização de segurança.

Além disso, proteja os dados de seus clientes ao se adequarem a LGPD.

Mantenha seu sistema atualizado e faça backups

As atualizações são extremamente importantes, pois as novas versões são lançadas para garantir uma maior segurança seja pelos bugs existentes, erros ou afins. Novas versões costumam estar mais preparado para enfrentar novos tipos de vírus.

Não esquecendo de manter o backup em dia! Pois caso algo aconteça, os dados poderão ser recuperados com facilidade.

Tenha um plano de respostas a incidentes

Para manter a segurança cibernética em uma empresa é preciso estar preparo com um plano de resposta. Esse plano seria como um guia ou manual, onde explicaria em detalhes o que o usuário deve fazer em cada caso. Essa ação visa diminuir os ataques e os erros humanos.

Sua empresa já utiliza alguma dessas dicas?