7 razões para você adotar o backup em nuvem hoje mesmo

Com uma infraestrutura poderosa, um servidor na nuvem pode tornar sua empresa mais eficiente e competitiva.

O armazenamento de informações é uma parte vital de diversos negócios. Preservar a segurança de dados de clientes, colaboradores, fornecedores, protocolos, documentos, dentre diversos outros é imprescindível para essas empresas. Uma forma de guardar esses dados de maneira realmente segura e eficiente é o backup up em nuvem ou cloud backup. Essa é uma solução tecnológica que está ganhando cada vez mais espaço nas organizações. 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Dentre as novas tendências de cloud computing, o backup com servidor em nuvem ganhou destaque pela sua importância na gestão de dados, o que melhora muito a inteligência nas decisões de negócios. Além disso, a computação em nuvem garante maior escalabilidade e disponibilidade, ao mesmo tempo em que reduz custos. 

Conheça melhor essa tecnologia e descubra as razões para adotá-la na sua empresa.  

O que é o backup em nuvem e como funciona?

Um backup é a cópia de um sistema ou de um conjunto de arquivos que pode ser usada para restaurar sua versão original caso ela seja danificada. A nuvem, por sua vez, é um servidor que pode ser acessado por vários usuários através da internet. 

O armazenamento em nuvem é parte da tecnologia chamada Cloud Computing. A computação em nuvem, traduzindo para o português, é uma tecnologia estruturada que permite às empresas executarem serviços e soluções de TI em servidores remotos. 

Esse tipo de backup é disponibilizado por empresas provedoras de serviços em nuvem. Essas companhias mantém servidores, data centers e outros recursos computacionais, e os oferecem aos clientes de maneira remota através da internet. Nesse caso, a atualização, proteção e manutenção da infraestrutura ficam a cargo do provedor, liberando a equipe de TI para se preocupar apenas com a implementação desses recursos no seu fluxo operacional. A contratação do serviço ocorre de forma padronizada e automatizada e a empresa paga apenas pela quantidade de espaço necessária para gerenciar e organizar seus dados. 

Qual é a diferença entre o backup em nuvem e o armazenamento local?

Você já deve ter utilizado, ou pelo menos conhece, o armazenamento local através da manutenção própria de servidores e data centers, onde o setor de TI compra e instala discos com base em uma previsão de demanda em um período de tempo, e o armazenamento é feito localmente. Esse formato, exige tempo e recursos da equipe para gerir os backups, como rotinas de transferência, verificação e organização das informações. 

Essas são as grandes diferença para o backup em nuvem. Além de não ser realizado fisicamente dentro da empresa, os sistemas em nuvem possibilitam a centralização de todo o trabalho em um ambiente digital virtualizado, que funciona como um centro de comando para a gestão inteligente de dados. 

Por isso, muitas empresas têm optado por migrar o investimento em bens de capital, como infraestrutura em TI, para o investimento em serviços de backup em nuvem. Dessa forma, sua produtividade não fica ancorada no escritório e todos os gestores ganham mais espaço para buscar soluções realmente relevantes para o futuro do negócio. Mas, se você ainda não está convencido, vamos te apresentar sete razões para optar por essa tecnologia. 

Escalabilidade e flexibilização de recursos

Uma vantagem do backup em nuvem é que ele oferece uma estrutura facilmente adaptável às necessidades da sua empresa. Ele permite escolher o tamanho de armazenamento, que pode ser ampliado ou reduzido de acordo com a necessidade; número de cópias; frequência da geração de backups; e outros serviços complementares. Dessa forma, você pode personalizar de acordo com as suas preferências, o que torna essa tecnologia uma boa opção para empresas de variados segmentos e tamanhos. 

Além disso, com o cloud backup, quanto mais dados você utiliza, maior o retorno. O gasto com recursos de backup é flexível e se adequa às necessidades, com possibilidade de redimensionamento sempre que necessário. Por ter um melhor custo-benefício em relação ao armazenamento local, também ajuda a empresa a alcançar maior eficiência no seu planejamento financeiro.

Automação de rotinas de backup

O backup em nuvem simplificou os procedimentos e rotinas de backup, ao permitir a automação do sistema para copiar, guardar, organizar e gerir bancos de dados sem necessidade de input humano. Assim, os custos financeiros são reduzidos e a equipe de TI ganha tempo para pensar de forma mais estratégica.  

Disponibilidade de dados

O backup em nuvem sempre está disponível. O que significa que os arquivos salvos na cloud estão sempre disponíveis quando um colaborador precisar acessar uma informação. Isso é um enorme benefício em relação ao armazenamento em servidores tradicionais ou HD’s externos.

Melhor desempenho e estabilidade

Os servidores em nuvem são executados em uma rede global de servidores, que usam as versões mais recentes de sistemas e hardwares, conferindo mais velocidade e melhor desempenho em todo o processo. Com isso, ocorre uma diminuição da latência e maior economia de escalonamento, possibilitando que você elimine gargalos ao avaliar a necessidade da capacidade da sua infraestrutura e reduza custos. 

Além disso, um servidor na nuvem tem sua estabilidade garantida. Mesmo durante a atualização e manutenção das máquinas, o tempo de inatividade é zero, não interrompendo os fluxos de trabalho. Isso aumenta a capacidade produtiva de toda a empresa. 

Maior segurança

As formas tradicionais de backup estão sujeitas a invasões, roubos de dados, violações de acesso, erros humanos, falhas em hardwares, ataques digitais, furtos e danos aos equipamentos. Qualquer uma dessas situações pode levar a perda parcial ou total das informações armazenadas. 

Em contrapartida, além do backup em nuvem não estar sujeito a várias dessas circunstâncias adversas, as informações são criptografadas, dificultando o acesso de usuários mal intencionados. Os provedores de nuvem também oferecem redundância de hardware e software, monitoramento, ferramentas de proteção avançadas e armazenamento em ambiente seguro de forma descentralizada.

Acesso remoto e portabilidade

A nuvem é acessada através da internet, por isso, você pode recuperar as informações da sua empresa a partir de qualquer máquina autorizada. Para realizar qualquer ação de casa ou durante uma viagem, basta registrar seu notebook, tablet ou smartphone e ter uma conexão ativa com a internet. 

O acesso através da internet confere uma outra importante vantagem ao backup em nuvem: a empresa pode mudar de endereço tranquilamente ou desenvolver projetos em diversas locações.  

Agilidade na recuperação de dados

Imprevistos acontecem e ninguém está imune a eles. Porém, se você tem um backup em nuvem o processo de recuperação dos dados é muito mais ágil. Isso ocorre porque o procedimento é automático e você pode escolher entre as diferentes versões de arquivos, já que o backup na cloud mantém todas as diferentes versões criadas ao longo do tempo.   

Como você pode perceber, as razões para optar pelo backup em nuvem são muitas. Usufruir desses benefícios ajudará a sua empresa a se tornar mais eficiente e competitiva. 

Que tal entrar em contato com um dos nossos especialistas para que ele possa te auxiliar nesse processo?