Por que você deve implementar um sistema ERP na sua empresa?

Sgn Sistemas - erp implementacao

O ERP integra todas as funções e dados da empresa em um sistema único, automatizando tarefas e conectando setores, com o objetivo de acelerar rotinas e otimizar a gestão do negócio. 

Você já pensou em ter um sistema onde coubesse toda a sua empresa? Com um Enterprise Resource Planning (ERP) isso é possível. O sistema ERP é um software desenvolvido com o objetivo de facilitar a organização e o registro de informações de um negócio.  

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O detalhamento de dados oferecidos pelo sistema ERP facilita o processo decisório dos gestores. Além disso, a automatização de atividades imprescindíveis otimiza a rotina dos colaboradores e melhora a produtividade. De acordo com o Panorama Consulting 2020 ERP Report, 93% das empresas que adotaram um sistema ERP alcançaram sucesso em otimizar o tempo e orçamento dos seus projetos e processos. 

Entenda porque essa ferramenta é indispensável para alavancar o desempenho do seu negócio e potencializar o crescimento da empresa.  

O que é e como funciona um sistema ERP?

O ERP, também conhecido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial ou Planejamento de Recursos da Empresa, em tradução livre, é um sistema de gestão empresarial que auxilia na administração dos diversos processos organizacionais através de uma série de recursos informatizados. Esses softwares são desenvolvidos com o objetivo de integrar vários departamentos e processos de uma empresa, desde o financeiro até a gestão operacional. 

Essa conexão entre as diversas áreas se dá por meio de um painel de controle personalizado, o que facilita a gestão de todo o negócio por possibilitar uma visão mais ampla. Para permitir essa organização de todos os processos, o ERP é desenvolvido em módulos, que possuem conjuntos específicos de funcionalidades a partir da sua necessidade.

Módulos de um ERP

O ERP funciona a partir do princípio da organização das informações multissensoriais de toda a empresa em um sistema modular. De modo geral, os módulos podem ser classificados como:

  • Operacionais: são dedicados às atividades rotineiras da empresa, servindo de apoio para a gestão dos departamentos relacionados às operações diárias do negócio. Os módulos operacionais subdividem-se em horizontais (aqueles mais comuns, como compras, contabilidade, contratos, custos, estoque, faturamento e financeiro) e verticais (criados para setores de mercado específicos, por exemplo, call center, concessionárias e agrícola);
  • Estratégicos e táticos: são criados para auxiliar na gestão estratégica da empresa. Seus recursos oferecem subsídios para uma melhor tomada de decisão pelos gestores. 

Investir em uma solução ERP, portanto, traz diversas vantagens, benefícios e funcionalidades para toda a organização.

Por que investir no ERP? 

O ERP pode funcionar como a espinha dorsal de uma empresa, por concentrar um gigantesco banco de dados com todas as informações necessárias para uma boa gestão. A partir dessa visão panorâmica, é possível planejar cada passo de forma mais segura, reduzir custos e aprimorar continuamente a cadeia produtiva, através da identificação de gargalos e mapeamento de processos. 

Dessa forma, fica mais fácil avaliar todas as etapas até o produto final e desenvolver formas estratégicas, rápidas e eficientes de gerar valor e alavancar os resultados. Isso já é um enorme benefício, mas se você ainda não está convencido, confira as principais vantagens que o sistema ERP pode trazer para o seu negócio. 

Automação 

Sabe aquelas tarefas manuais, repetitivas e burocráticas que tomam muito tempo? O sistema ERP permite automatizá-las, resultando em uma execução mais ágil, otimização de processos e melhora da produtividade. Atividades como elaborar relatórios, preencher formulários e gerar notas fiscais, podem ser realizadas em segundos, deixando o colaborador livre para desempenhar funções mais prazerosas e importantes para o seu desenvolvimento.

Ademais, a padronização dos processos e automatização das tarefas reduzem consideravelmente as falhas humanas. O sistema único e integrado minimiza as lacunas de comunicação e permite o registro preciso das informações, eliminando duplicidades. 

A consequência de tudo isso, é que os projetos são realizados em menos tempo e com mais qualidade, influenciando positivamente no sucesso e satisfação dos clientes. 

Redução de custos

Aumentar a eficiência está diretamente relacionado com diminuição de gastos. Por isso, o ERP é uma excelente solução para eliminar custos desnecessários e agilizar processos, identificando todas as probabilidades de economia. 

As informações e funcionalidades do módulo financeiro possibilitam controlar o fluxo de caixa com mais precisão e estabelecer o capital de giro ideal. O gerenciamento apropriado dos estoques, também permite reduzir gastos com armazenamento. 

Acompanhamento das vendas e controle de estoques

Controlar as vendas é imprescindível para a melhora contínua da performance da empresa. Por meio do sistema ERP, é possível acompanhar todas as variáveis envolvidas nesse processo, incluindo o desempenho da equipe, ticket médio, quantidade de pedidos e faturamento por período.

Além disso, toda vez que uma venda é concretizada, o software dá baixa no estoque automaticamente e gera relatórios precisos. A partir desses dados e da opção de programar alertas para os limites desejados, é possível prever quando será necessário fazer novos pedidos ou intensificar a produção para repor o estoque. 

Integração

Como já deve ter ficado claro, integração é a mola propulsora do ERP, afinal, todas as ferramentas, softwares e documentos podem ser compartilhados em um ambiente único. Também existe a possibilidade de integração com outros softwares e aplicativos. Dessa forma, todas as áreas podem colaborar e acompanhar as atividades das outras. 

Essa visão de todo o panorama do negócio facilita a compreensão da realidade da empresa, a identificação de gargalos e, consequentemente, o processo decisório. 

Transparência e segurança

Centralizar a base de dados traz um enorme benefício: assegura maior transparência nos processos e a livre circulação de informações dentro da empresa. 

Ao mesmo tempo em que todos os colaboradores e gestores têm acesso facilitado ao conhecimento do negócio, a confidencialidade das informações é garantida. Essa é uma vantagem dos softwares em nuvem, que contam com sistemas avançados de proteção dos dados e permitem gerenciar as permissões, limitando o acesso aos dados sigilosos. 

Personalização

Sistemas sofisticados de ERP oferecem diversas possibilidade de personalização. A interface, por exemplo, pode ser customizável para atender às preferências de cada um. Trabalhar com um sistema amigável e organizado de acordo com as prioridades do usuário, melhora a experiência e tende a aumentar a produtividade da equipe. 

Auxílio na tomada de decisões

O sistema ERP é um fonte inacabável de insights que apoiam a tomada de decisão dos gestores. A ferramenta gera relatórios detalhados e com layout amigável para facilitar a interpretação, o que possibilita uma visão ampla e generalizada das informações. A partir disso, é possível perceber quais áreas necessitam de uma maior atenção e investimentos, e identificar os pontos críticos da operação. Dessa forma, se torna mais simples acompanhar os KPIs do empresa e desenvolver ideias inovadoras pautadas em dados confiáveis. 

O ERP, portanto, é um aliado valioso. Ele influencia diretamente no desempenho de toda a organização, garantindo seu crescimento ao mesmo tempo em que a torna mais competitiva para o mercado atual. Assumir o comando do negócio e integrar tudo em um software único é uma das chaves para o sucesso. 

O que você está esperando para adotar um ERP na sua empresa?